Supera o Receio de Começar a criar Conteúdo para o teu negócio

Supera o Receio de Começar a criar Conteúdo para o teu negócio

 

 

Já aconteceu contigo pensar em criar conteúdo para o teu negócio e ter sempre aquele Bichinho do fundo da cabeça a dizer não faças porque as pessoas vão-te julgar ou então, por que é que eu vou começar por isso, se eu nem sequer sei como começar?

 

Vamos falar sobre um dos principais obstáculos que muitos de nós empreendedores enfrentamos quando se trata de criar conteúdo para as redes sociais – o receio de começar.

O receio das críticas dos outros. Quando transformei a minha conta numa conta profissional, também vieram os meus familiares, amigos e conhecidos de infância “atrás”.

Entrava em pânico só o pensar: o que é que vão dizer de mim? Disto de fazer reels? É aterrorizante. 

 

Era uma situação que me fazia um congelar quando criava conteúdo. Dava por mim a gravar reels e a congelar… Exatamente porque imaginava situações como: e se alguém da minha cidade ou do ginásio que eu frequento reconhece-me? Por acaso encontrarem o meu perfil. O que vou fazer? O meu coração parava por segundos.

 

O que aprendi com esta experiência, depois de 1 ano a criar conteúdo e continuar a fazê-lo, é que superar esse medo pode ser um passo fundamental para sucesso do teu negócio. Só ao superar esse medo é que realmente vais conseguir ter sucesso nas redes sociais. 

 

Gostava que me tivessem dito o que estou a partilhar contigo mais cedo.

 

Quanto mais depressa superares esse medo, mais rapidamente vais conseguir ver resultados. Vou partilhar contigo as estratégias que utilizei para me ajudar a superar o receio de criar conteúdo e o receio de ser criticada e julgada, para que possas também criar conteúdo valioso e relevante para as tuas redes sociais e veres os resultados que desejas, tais como liberdade financeira.

 

Mas primeiro e muito importante: Vamos falar sobre o inconsciente. Identificar a Fonte do teu medo.

 

Será que a fonte do teu medo é o medo não ser bom suficiente?

Sentires não tens habilidades suficientes para criar conteúdo de qualidade? 

Ou o teu medo é receber críticas e comentários negativos e não saber lidar com isso? Talvez tenhas o medo de não saber o que postar? O que te leva a procrastinar… 

 

Não esperes até ter da ideia perfeita. 

 

Foca-te no prémio, nos benefícios que te pode dar.

 

A verdade é que criar conteúdo hoje em dia é a melhor forma gratuita (se fizer sozinha) de ter visibilidade e chegar até potenciais clientes.

 

  1. Tens programas gratuitos para começar a criar conteúdo. 
  2. Existe muito conteúdo online totalmente gratuito onde podes aprender 
  3. Se não investes nesta área, estás a deixar dinheiro na mesa porque estamos na ERA digital.

 

As pessoas não querem mais ver perfeição, querem conexões reais, pessoas reais. 

 

Quem vence são as marcas que o fazem de forma correta. 

 

Mas melhor do que dizer, é demonstrar que o que falo faz sentido. 

 

Imagina que começas a seguir alguém que partilha como resolver um problema teu. Começas a conseguir resolver os teus problemas graças a essa pessoa, que por sua vez começas a confiar mais nela. Preferias investir nessa pessoa ou numa empresa que te apareceu no google como publicidade do nada?

 

Ao criar conteúdo, geras reconhecimento e autoridade – a tua marca começa a ser a primeira opção na mente do teu cliente. 

 

Principalmente e aquilo que a maioria dos empreendedores pretende, no fundo, é aumentar as vendas.

 

Se tiveres toda uma estrutura de conteúdo que gere interesse automaticamente, não só ganhas mais visibilidade como também a conexão vai acabar por gerar interesse nos teus produtos, o que é = a mais vendas.

 

Ajuda para Superar o receio:

 

No caso dos benefícios não serem motivos suficientes para diminuir o teu medo de começar, partilho contigo algumas estratégias que funcionaram comigo: 

 

Comecei a estabelecer metas claras com prazos. Mais importante: metas que eu sei que muito provavelmente consigo alcançar.

 

Devemos senhor grande, mas também devemos ser realistas, porque quando falhas na meta que colocaste, vais ficar frustrada, é normal. Por isso acho que é muito importante Inicialmente não colocar expectativas demasiado altas e sim expectativas realistas. 

 

Começar a planear o meu conteúdo. Quando comecei, fazia o post no dia, hora e publicava. É escusado… A quantidade de stress, de ansiedade… Não vale. Passas a estar constantemente à procura de ideias, entretanto o gato precisou de ir ao veterinário, o filho está a ficar doente e preciso de ir buscá-lo à escola…

 

O que faço agora é: Reservo um dia ou uma tarde e começo o processo e finalizo também. Defino o que vou escrever, que tipo de conteúdo será, que transformação e sensação vai gerar, faço o design dos posts, crio as legendas, e por fim, agendo. 

 

Após agendado, só tenho de me preocupar em continuar a utilizar as redes sociais como meio social – interagir com as pessoas – respondo a comentários, mensagens, interagir com outras contas, etc.

Feedback de amigos e familiares 

Partilhar as ideias também vai fazer com que a ideia de criar conteúdo seja normalizada.

 

Inicia com pequenos passos 

Não adianta forçar e querer fazer tudo de uma vez, quando isso só cria frustração. Cada um tem o seu timing, respeita-te, ou não faças tudo sozinha e pede ajuda.

 

Críticas e comentários negativos nas redes sociais

 

Não leves para o lado pessoal.

Se eu te disser: o teu cabelo azul é horrível, iria-te ser indiferente. Sabes porquê? Porque eu quase que aposto não tens cabelo azul. Então, não é um facto que tu acredites, logo, não deves sequer perder o teu tempo com esse tipo de críticas. 

 

Se for uma crítica construtiva: expõe a tua opinião de forma profissional.

 

Se é um comentário que te influenciou: considera-o. O que é podes melhorar? Se se estão a queixar com muita frequência, é um sinal que devias considerar ouvir e melhorar alguma coisa relativamente a essa crítica. 

 

Em último caso: podes sempre resolver esse problema de forma particular (por mensagem privada ou e-mail.)

 

Além de mim, acompanho e acompanhei diversos clientes que passaram pelas mesmas situações e com pensamentos semelhantes. 

 

Uma delas já é minha cliente há 2 anos e ela ultrapassou os mesmos problemas que provavelmente estás a passar.

 

Na altura que ela começou a trabalhar comigo na consultoria ela não sabia por onde começar, não queria se expor, sentia-se completamente perdida e bloqueada. Hoje, 2 anos depois, passou de 180 seguidores para 10 mil. Está a publicar constantemente, todas as semanas, entre carrosséis, reels, até já fizemos um lançamento de um desafio.

 

Entende que: Demorou o tempo que foi necessário dado o caso dela. O tempo varia para todos. No caso dela só foi mais rápido porque tinha a minha ajuda.

 

É normal que tenhas receio de começar a criar conteúdo, é normal que tenhas receio de receber críticas, ou por insegurança sobre o que postar porque não vai ser perfeito, ou porque não sabes o que postar, porque não tens conhecimento… Seja o motivo que for, é normal. 

 

Superar esse medo é o passo mais importante que podes fazer para que o teu negócio tenha sucesso no digital.

 

A criação de conteúdo não precisa de ser perfeita desde o início. 

 

A prática e a persistência são a chave para o sucesso da criação de conteúdo.

Começa hoje, não é preciso ser perfeito, só precisas de começar.

Se precisas de ajuda, podes sempre agendar uma consultoria comigo aqui.