04 Opiniões Não-Populares que tenho como empreendedora

Quando alguém pensa numa pessoa que trabalha com a internet e que realmente agora é possível lucrar com isso, tem-se algumas ideias preconcebidas com base no que se viu ou se ouviu nas redes sociais.

Mas, na verdade, é diferente para cada pessoa e hoje quero desmentir alguns desses “mitos” sobre como deve ser o percurso de alguém que trabalha com a internet, em mais específico, com as redes sociais e partilhar algumas das minhas opiniões não tão populares.

Na verdade, não quero realmente expandir o tamanho do meu negócio…

Como proprietário de um negócio, um dos objetivos mais comuns é expandir o negócio o máximo possível. Certo? Bem, na minha opinião, a resposta é não. Não sinto necessidade de expandir ainda mais o meu negócio.

Não estou a falar de crescimento financeiro – isso é sempre bom, mas sim do número de membros da equipa e do tamanho geral do meu negócio.

Tenho visto muitos negócios tornarem-se grandes empresas, com equipas enormes e hierarquias extensas, mas isso não é algo a que eu realmente deseje. Estou satisfeito/a com a equipa pequena (mas incrível) que tenho agora.

Acredito que ter uma equipa pequena permite dar uma atenção mais personalizada a cada cliente. É fácil perder de vista as necessidades do cliente com uma equipa grande e pode ser difícil controlar a qualidade do trabalho produzido. Ao mantermos uma equipa pequena, podemos garantir melhor que cada cliente fica satisfeito com o trabalho que os membros da nossa equipa estão felizes, o que, no final, leva a melhores resultados para todos os envolvidos.

Não é preciso estar em todas as redes sociais…

Outra crença comum no mundo da criação de conteúdo é que é preciso estar presente em todas as plataformas para ter sucesso. No entanto, a minha segunda opinião impopular é… que acho que não é preciso estar em todas as plataformas.

Na verdade, acredito que focar numa plataforma principal grande e noutra pequena que se estende da grande é um ótimo ponto de partida, e está tudo bem se parar por aí. Estar em todas as plataformas podem ser exaustivo e acaba por levar a esforços dispersos, o que leva a burnout.

Em vez disso, sugiro identificar onde está o teu público-alvo e concentrar os esforços nessas plataformas.

Acho importante lembrar que cada plataforma tem o seu público e estilo único. O que funciona numa plataforma pode não funcionar noutra, e tentar criar conteúdo para todas as plataformas pode levar à falta de foco e qualidade.

Ao concentrares-te numa ou duas plataformas, tens a oportunidade de te concentrares no teu público-alvo e criar conteúdo que ressoa com eles. Isso pode levar a mais interação, mais seguidores, mais vendas, etc.

Estabelecer limites de trabalho mais rígidos pode aumentar a produtividade e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Ignorar as métricas de vaidade das redes sociais

(como número de seguidores) pode levar a uma estratégia de vendas mais eficiente e direcionada.

Essas opiniões são apenas o que funciona para mim e para o meu negócio, mas isso não significa que não possas criar um curso ou expandir o teu negócio para milhares de funcionários. O objetivo deste episódio é mostrar que não há um “padrão”.

Não faças algo no teu negócio apenas porque outros dizem que é o que deves fazer. Segue o teu instinto – sabes melhor do que ninguém o que te fará feliz a longo prazo!