Sabe sempre o que publicar nas Redes Sociais com esta técnica | Pilares de Conteúdo

Sabe sempre o que publicar nas Redes Sociais com esta técnica | Pilares de Conteúdo

 

Não sabes o que publicar? Não sabes por onde começar? Esta técnica que vou ensinar hoje ajuda-te imenso para começares e nunca ficares sem ideias.

 

Muito sucintamente, pilares de conteúdo nada mais é do que categorizar o teu conteúdo por categorias. Imagina um balde – criar um balde de conteúdo – simplesmente é uma forma de categorizares e sistematizares a tua criação de conteúdo para o teu negócio. O que vamos ser sinceros: tudo o que nós pudermos colocar em modo automático, simplificar, é uma grande mais-valia porque temos muitas outras coisas ainda para fazer vários chapéus de negócio para utilizar não é? 

 

É uma forma fácil para criares conteúdo de uma forma consistente, mas que continua a ser estratégico – ou seja, que está alinhado com os objetivos do teu negócio (o propósito que tu tens por trás da marca que estás a criar).

 

Já deves ter conhecimento ou se não tens também não há problema – vais ganhar agora esse conhecimento que todo o teu conteúdo deve estar Alinhado com o propósito com os teus objetivos do negócio. Falamos sobre isso no segundo episódio deste podcast no qual também te recomendava que traçasses os teus objetivos para 5 anos, para 1 ano e, depois, ir mais adiante e também criar planos de ação para os teus objetivos em meses e semanas, para conseguires avançar na direção que pretendes. 

 

A tua estratégia de conteúdo nas redes sociais nada mais nada menos é do que um plano de ação em que vai fazer com que o teu conteúdo esteja a caminhar o lado ao lado com os objetivos do teu negócio.

 

Os pilares de conteúdo podem-te ajudar a ser mais eficiente nessa estratégia porque é um sistema que vai categorizar o teu conteúdo. 

 

Essa categorização ajuda bastante em não tenhas “stress” e ansiedade e a evitar questões como: O que vou publicar hoje? O que vou publicar daqui a uma semana? Eu nem sequer sei sobre o que vou falar, por onde é que eu começo? 

 

Não te preocupes porque vou-te passar a fórmula que tu podes começar a aplicar imediatamente e que te ajudará a sentires-te sempre orientada para que nunca mais vais fiques com dúvidas sobre o que deves publicar e quando nas redes sociais.

 

Mas antes, existem alguns erros de conteúdos de pilar que precisas de saber.

 

Alguns “gurus” de marketing e até mesmo alunos meus faziam este erro que eu não quero de maneira nenhuma que tu também o faças.

 

Pilares conteúdos não é se o teu post é educacional, inspiracional, promocional ou entre outros. 

 

Já vi alguns profissionais a promoverem como sendo Pilares de conteúdo, mas não são. 

Na realidade, esse tipo de conteúdos são as categorias – os objetivos – ou seja, qual é o objetivo do teu conteúdo? 

 

Por exemplo, este podcast, este podcast pretende educar, porque estou a passar o conhecimento de uma forma educativa para a pessoa ganhar conhecimento. 

 

Publicas uma frase – Esse conteúdo muito provavelmente pretende inspirar ou motivar. Depende também do post que estás a publicar e qual o objetivo a longo prazo do mesmo. 

 

Pilares de conteúdo, como eu te falei no início, é uma forma de categorizar. 

 

Vamos a um exemplo prático?

No meu caso os meus pilares de conteúdos são:

 

  • Criação de conteúdo sustentável 
  • Sistemas é produtividade para pequenos negócios 
  • Dicas de canva
  • Mensagem e posicionamento de marcas.

 

Eu trabalho com marketing digital, que envolve a criação de conteúdo e a criação de sites e também tenho a vertente de branding. Então, eu quero que cada categoria esteja alinhada com os meus objetivos e com as minhas vendas. 

 

Não faz sentido nenhum e os meus esforços serão em vão se tens um serviço ou produto e estás a falar sobre outros assuntos que não estão ligados ao produto ou serviço que vendes. 

 

Resumindo:

 

Cria 3 a 5 categorias para o teu conteúdo, mas que tenha ligação ao que vendes. 

 

Vou-te contar o meu segredo e sobre a minha forma de o fazer e, porque é que eu faço de uma forma diferente de outros marketeers.

 

Primeiro, é uma forma que é fácil e aplicado ou para ti não quero estar aqui com fluff com barulho à volta. De nada adianta eu ensinar, mas depois no final não conseguires aplicar. Aplico este método nos meus programas de consultoria com os meus clientes e o que eles mais elogiam é o quão fácil e objetivo é.

 

Para isso, alinha um pilar contigo com o dia da semana.

 

Faço desta forma por universo motivos, primeiro: para ter a certeza que conteúdo alinha com o negócio do meu cliente e com os objetivos que o meu cliente tem.

Segundo, alinha com a sua audiência. Temos de ter sempre em mente para quem é que nós estamos a falar com quem é que nós queremos comunicar.

 

E pensa também: Nós somos seres humanos que utilizamos redes sociais. Nós temos um padrão de utilizar. 

 

Normalmente pequenas empresas, trabalhadores por conta própria, soloempreendedores, quando iniciamos uma semana as pessoas estão mais propensas a ler um tipo de conteúdo mais denso. 

 

Estamos no início da semana, viemos do fim de semana e, a partida, as pessoas estão mais relaxadas e descansadas, mas, principalmente, motivadas para a semana. Dada essa informação, invisto em partilhar conteúdo mais denso de segunda a quarta-feira. 

 

Normalmente sexta-feira já estamos em modo fim de semana, então tento colocar conteúdo mais leve, talvez uma publicação mais pessoal. Mais engraçada, exatamente para também não vos saturar com um conteúdo mais denso. 

 

No meu caso, é isto que funciona para o meu negócio em específico e para o meu público alvo.

 

Um bom ponto de partida para começar a criar pilares de conteúdo que eu aconselho na minha consultoria, é analisar as analytics onde tens acesso a dados relativamente as tuas publicações como: género, idade, localização, entre outros. NOTA: Tens de ter a conta em business. 

 

Após isso, começar então a analisar melhor os teus posts. Quais são os tópicos que normalmente falas? Quais destes obtiveram melhor resultados? Caso já tenhas começado a publicar, é uma excelente forma de categorizar o teu conteúdo. 

 

Mas e se não tiveres publicado nada ainda?

 

O exercício que faço em conjunto com os meus clientes é: papel e caneta, escrever uma lista de pelo menos 20 ideias a 50. Após todas as ideias em papel, pega em sublinhadores e sublinha com diferentes cores onde achas que são categorias diferentes. 

 

Por exemplo: 

  • Cor de Rosa – Cortes de cabelo;
  • Azul – Coloração de cabelo; 
  • Verde – Penteados em casa. 

 

Por fim, associa cada categoria a um dia da semana.

 

Sim, é assim simples. Pilares de conteúdo é apenas um termo de categorizar o teu conteúdo. Mas atenção, no início testa sempre e mantém, durante pelo menos, 4 semanas, porque cada negócio é individual e cada público-alvo também. 

 

O importante é começar, testar e não desistir.

 

Se precisas de ajuda, podes sempre agendar uma consultoria comigo aqui.